Esse curso irá abordar a importância de se estudar as interações e os fenômenos que acontecem nas cidades, tendo como foco o período do verão, para apoiar ações de planejamento urbano e gestão pública.
Por que o período do verão? Nessa época, em muitas cidades, ocorrem mudanças na dinâmica urbana em razão de fenômenos típicos, como o aumento dos fluxos migratórios em razão de férias, carnaval, turismo em geral – o que gera aumento significativo de consumo de água, energia, itens de higiene e alimentação, dentre outros bens de consumo, e também a produção de resíduos e poluentes, além de demandar maiores efetivos de saúde, segurança e policiamento, tanto em praias (salva-vidas, resgate, ambulâncias) quanto nas ruas (segurança pública).
Outros fenômenos típicos relacionam-se com as altas temperaturas e com o elevado volume de chuvas, que afetam a saúde e a segurança da população, tanto por meio de doenças sazonais – o que demanda maior número de leitos, agentes de saúde e campanhas de prevenção – quanto por meio de riscos de enchentes e deslizamentos.
Além de ser apresentado a conceitos e ferramentas de gestão e SIG, o aluno irá aprender a produzir mapas e painéis de BI para apoiar a gestão de cidades.
Geógrafo e CEO da Hubse Tecnologia da Informação. Possui mais de 20 anos de experiência profissiona...
Ver PerfilEntenda a importância de se estudar as interações e os fenômenos que acontecem nas cidades, tendo como foco o p...
Introdução ao ArcGIS Online e Apps
WORKGIS - Workshop em SIG aplicado
Introdução ao SIG com QGIS
Business Intelligence e Análise Espacial
Workshop Geoprocessamento aplicado à Gestão Territorial e Ambiental